terça-feira, 27 de março de 2012

Os Nacionalismos e a Primeira Guerra (1914-1918)- 3º ano

Olá pessoal,
tentando auxiliá-los nos estudos achei interessante expor um texto simples explicativo sobre os multinacionalismos que antecederam a guerra.

OS CONFLITOS NACIONALISTAS

Os conflitos nacionalistas eram comuns no contexto europeu antes da guerra. Nas aulas foram citados alguns. Comecemos pelo revanchismo francês também conhecido como rivalidade franco-alemã. Como foi falado, a França e a Alemanha travaram uma guerra entre si em 1871 (Guerra Franco-Prussiana). Nesse conflito, a França além de derrotada perdeu um importante território: a Alsácia-Lorena, região rica em ferro e carvão. Diante da humilhante derrota e das perdas territoriais, a França nutriu um sentimento de orgulho ferido que acentuou a tensão entre as duas potências.

Outro importante foco de tensões nacionalistas é o encontrado nos Balcãs (Península Balcânica). Essa região era ocupada por povos de etnias, culturas e religiões diferentes, dominadas pelo Império Otomano. Estando esse império debilitado (em crise), pequenos estados foram se emancipando (Sérvia e Grécia, por exemplo). Os países mais influentes intervinham nos assuntos da região com o objetivo de anexar mais territórios ao seu patrimônio. A rivalidade cresceu principalmente entre a Áustria- Hungria e a Rússia. A Bósnia-Herzegovina foi incorporada pela Áustria-Hungria e isso gerou o descontentamento da Sérvia que ambicionava anexá-la, a fim de criar a "Grande Sérvia" e ter acesso ao mar. A Rússia, que se considerava a "pátria-mãe de todos os povos eslavos", procurava ajudar as minorias eslavas a se livrarem do domínio austríaco, logo incentivava a Sérvia. Em síntese, o Pan- Eslavismo visava transferir para o Império Russo o controle sobre todos os povos eslavos europeus e eles estavam fundamentalmente radicados na península Balcânica. 

Observem no mapa abaixo a localização da Sérvia e da Bósnia. Considerem que a Bósnia foi incorporada pelo Impérrio Austríaco. Comparem com o mapa político da Europa antes da guerra presente numa postagem anterior.
 
Aguardem a próxima postagem. Será uma síntese de toda a guerra, Bons estudos!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário